16 janeiro 2016

Objetos na arte


O professor deve iniciar sua aula colocando duas questões no quadro: 
O que faz um objeto ser arte? 
Qual é a importância do gesto do artista para a obra de arte? 

Promover um debate com os alunos acerca das duas questões. O professor pode elencar no quadro as observações dos alunos sobre as duas questões. Deve-se incentivar os alunos a observarem a ampliação do conceito de objeto artístico a partir dos movimentos modernos. Mostrar alguns exemplos: 


Retomar os conceitos e imagens sobre Marcel Duchamp e os ready-mades trabalhados na aula sobre “Objetos na arte” (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26437
Relembrar que Marcel Duchamp foi um importante artista do século XX que iniciou sua carreira na pintura, mas abandonou esse formato artístico para se dedicar a um tipo de arte que confrontasse as convenções do público, às instituições que controlavam as galerias, etc. Suas principais obras são os ready-mades, objetos desviados de sua função original e reposicionados pelo artista, sem grandes alterações, como objeto artístico. Essa postura influencia diretamente os artistas contemporâneos que assim como Duchamp, agregam objetos e diferentes materiais, assumem a postura artística também como obra de arte, confrontam as convenções artísticas muitas vezes impostas pelas instituições. Vemos isso em obras como: 


O professor pode ainda retomar os objetos artísticos de Duchamp apresentados na aula “Objetos na arte”:


Pedir aos alunos que destaquem pontos que chamam a atenção nesse deste tipo de obra. Tentar levá-los a compreender que o que faz a obra de arte neste contexto é o gesto do artista que deixa de ser um CONFECCIONADOR para ser AQUELE QUE ELEGE, QUE PENSA, QUE TOMA DECISÕES. Demonstrar que com suas obras, Marcel Duchamp provocou uma importante fissura no sistema de arte moderno, pois com o simples gesto de retirar um objeto de seu lugar natural/ esperado para reposicioná-lo na esfera artística (dentre outras ações) o artista causa um COLAPSO NA ARTE, abrindo diversos precedentes que posteriormente serão identificados na arte contemporânea. Se os alunos não chegarem a alguns pontos importantes sobre os destaques acerca desse tipo de obra o professor pode elencá-los destacando: - a questão da APROPRIAÇÃO de objetos. Este tipo de gesto é incorporado no fazer artístico de diversos artistas nas pautas contemporâneas; - a desmistificação do objeto de arte; - ganha força questionamentos do tipo: “O que é arte?”; “Arte é o que está no museu?”; “Quem é o artista” - agregação do ato também como uma obra, o que nos faz lembrar das performances; - utilização de materiais não convencionais; - ocupação do espaço de exposição, mudando o foco dos observadores.



Essa atividade foi extraída da aula "Marcel Duchamp e o colapso da arte", da professora Renata Oliveira Caetano - Juiz de Fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre