18 janeiro 2015

Como deixar sua sala de aula bem decorada






Fevereiro é o mês da volta às aulas. E são mistos de sentimentos que entram em uma escola com alunos, professores, pais e profissionais que nela trabalham: alegria, ansiedade, tédio, medo, felicidade, amizade, amor, prazer. E como dar um equilíbrio a tudo isso e, acima de tudo, fazer com que os mais negativos possam se transformar em positivos? Cabe a cada uma das partes trabalharem esse momento da sua forma, mas, a partir do instante que as crianças entram na sala de aula, é papel do professor lidar com essas emoções. Mas como? São diversos cuidados que se deve ter para recepcionar os alunos: a apresentação do professor, recepção dos novos alunos, apresentação da escola e dos colegas, aulas de adaptação etc. Mas será que preparar o ambiente também é importante? Segundo a pedagoga especialista em Educação Infantil, alfabetização e na construção do raciocínio, Gilda Rizzo, é importante manter o espaço de atividades arrumado e limpo, assim como propiciar algumas mudanças na escola ou na inclusão de novidades, seja na pintura das salas, na compra de um novo brinquedo ou de materiais, como lápis de cor, folhas para pintar etc.
E que tal fazer algumas montagens para receber de forma alegre e carinhosa os alunos no novo ano que se inicia? com atividades simples, para que o professor possa fazer e enfeitar a sala de aula, mas que têm um significado grande para os pequeninos que recebem: acolhimento.

Materiais:

★ Cartolinas coloridas 
★ Lápis 
★ Cola 
★ Tesoura
1. Utilize moldes e risque suas formas nas cartolinas coloridas.

2. Recorte os desenhos.
3. Pegue o desenho do miolo e cole em cima das pétalas da flor, depois, pegue o cabo dela, e nela cole as folhas. Por último, cole o vasinho (que pode receber um detalhe decorativo diferente pelo professor).
4. Pegue o nome de todos os alunos que estudarão naquela sala – cole em cada miolo da flor um nome.


Materiais:

★ Cartolinas coloridas
★ Lápis
★ Cola
★ Tesoura
1. Utilize moldes e risque suas formas nas cartolinas coloridas.

2. Recorte os desenhos.
3. Pegue o desenho do miolo e cole em cima das pétalas da flor, depois, pegue o cabo dela, e nela cole as folhas. Por último, cole o vasinho (que pode receber um detalhe decorativo diferente pelo professor).
4. Pegue o nome de todos os alunos que estudarão naquela sala – cole em cada miolo da flor um nome.
http://professoravaleriaeduc.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre