31 dezembro 2014

10 livros para os muito curiosos


Foto: A curiosidade é que nos motiva a descobrir e inventar coisas novas.
A curiosidade é que nos motiva a descobrir e inventar coisas novas
O poeta gaúcho Mario Quintana (1906-1994) escreveu: "A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda". Usei essa frase como epígrafe de "O guia dos curiosos - invenções", um dos nove volumes da coleção que lancei em 1995. Gosto muito da frase, mas costumo discordar de Quintana (blasfêmia total!). A curiosidade é que é a mãe doprogresso. É a curiosidade que nos impulsiona a aprender e a descobrir tantas coisas novas. O "guia dos curiosos" ressuscitou a febre dos almanaques no Brasil e me incentivou a começar uma biblioteca particular do gênero, hoje com quase 500 títulos. Alguns são da Panda Books, editora que fundei em 1999, justamente para publicar livros de referência. Selecionei 10 livros - ah, Felipão, agora entendo como é difícil escalar uma seleção! - da minha coleção para despertar a curiosidade de pais e de filhos:
Para ler, clique nos itens abaixo:
1. Brasil: Almanaque de Cultura Popular: Todo Dia é Dia

Autor: Elifas Andreato
Editora: Ediouro

O livro é um apanhado de fatos curiosos que, juntos, contam ao leitor o que é o Brasil. Reúne verbetes sobre datas comemorativas, folclore e esportes, e desvenda a origem de expressões faladas no país. O autor ainda traz à tona incríveis histórias como a do ano em que tivemos dois Carnavais e a do brasileiro que fala todas as línguas.
2. A Vida Íntima das Frases

Autor: Deonísio da Silva
Editora: A Girafa

Pesquisador da língua portuguesa falada no Brasil, Deonísio da Silva desvenda a origem de 218 frases célebres. O livro faz revelações inusitadas, como a de que "sésamo", da clássica expressão "Abre-te, Sésamo!", é uma referência à semente do gergelim, que costuma se abrir sem que se faça muita pressão.
3. Ora, Bolas!

Autor: Gonçalo Junior
Editora: Alameda

Em cerca de 160 páginas, o jornalista esmiúça a curiosa história do chiclete, patenteado em Ohio (Estados Unidos) em 1869. O Brasil, que só teve seu primeiro contato com a guloseima depois da Segunda Guerra Mundial, é hoje o terceiro maior consumidor do mundo. Por aqui, são vendidos 18 milhões de unidades todos os dias.
4. O Curioso Livro dos Geeks

Autor: Ken Denmead
Editora: Leya

Trata-se de um verdadeiro manual para pais nerds que queiram introduzir seus filhos à mesma doutrina. Ken Denmead, editor do blog nerd da revista Wired, sugere projetos como a criação de jogos tabuleiros e a construção de um cinema ao ar livre, além de ensinar os pais a educar seus filhos com a ajuda dosrole-playing games (RPG).
5. Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Morta

Autor: Alberto Villas
Editora: Globo

O divertido dicionário traz a origem e o significado de vocábulos da língua portuguesa falada no Brasil que já caíram no esquecimento. Nos anos 70, por exemplo, "fígado" ganhou o apelido de "figueiredo", por causa de uma música de Gilberto Gil. E, acredite se quiser, bumbum de mulher já foi chamado de "padaria"!
6. Como Fazíamos Sem

Autor: Barbara Soalheiro
Editora: Panda Books

A luz acaba por alguns minutos e já ficamos de mau humor. Como era viver sem um monte de modernidades que nos fazem a maior falta atualmente? A jornalista Bárbara Soalheiro conta como era a vida antes de invenções, como geladeira, óculos, relógio, sobrenome, móveis e até vaso sanitário.
7. Histórias que o dinheiro conta

Autor: André Cintra e Renato Torelli
Editora: Lumus

A dupla de jornalistas usa o dinheiro como meio de comunicação para contar a história do Brasil. Cada um dos capítulos esmiúça detalhes sobre uma das oito moedas genuinamente brasileiras e os personagens que estamparam suas cédulas e moedas. O registro é feito em ordem cronológica, do cruzeiro ao real.
8. Almanaque da TV

Autor: Bia Braune e Rixa
Editora: Ediouro

Recheado de imagens, o livro resgata os principais momentos da história da televisão brasileira, com o uso de uma linguagem divertida e objetiva. Alguns verbetes prometem pegar de surpresa até os leitores mais vidrados pela telinha. Poucos se lembram, por exemplo, que o humorístico Os Trapalhões já teve a cantora Vanusa como integrante.
9. Hinos de Todos os Países do Mundo

Autor: Tiago José Berg
Editora: Panda Books

Neste livro, o geógrafo Tiago José Berg dá a volta ao mundo para contar a história dos hinos de cada um dos países. Para cada hino, há um parágrafo repleto de curiosidades. Algumas delas são bastante surpreendentes: poucos imaginariam que o hino do Iraque, por exemplo, tivesse sido composto por um palestino e dois libaneses.
10. Guia do Passado

http://educarparacrescer.abril.com.br/Autor: Ronaldo Conde Aguiar
Editora: Casa da Palavra

Como num guia de viagens, o Guia do Passado de Ronaldo Conde Aguiar apresenta ao leitor os acontecimentos mais badalados e as peculiaridades de cada ano da década de 1950. O pesquisador foca seu trabalho no Brasil, mas não deixa de comentar fatos marcantes internacionais.

Um comentário:

  1. Querida amiga

    Desejo para ti
    braços bem abertos
    para receber com carinho
    o ano que se aproxima.
    Ele traz um presente:
    - Uma vontade de que olhes
    para alguém ou para alguma coisa,
    com olhos de primeira vez.
    Recebendo este presente,
    as sementes de alegria que te habitam,
    estarão recebendo seu melhor alimento,
    e assim se transformarão em realidade,
    perfumando sua vida e sua alma
    com sua maravilhosa, única e infinita
    essência de felicidade.

    Um ano novo de olhares novos para ti.

    Aluísio Cavalcante Jr.

    ResponderExcluir

Estou feliz com sua visita! volte sempre