04 outubro 2014

BRINQUEDOS RECICLADOS – VAMOS RECICLAR?


Muitas dessas coisas que são jogadas fora poderiam ser muito bem aproveitadas, inclusive para fazermos brinquedos! Fazer brinquedos com materiais que podem ser reutilizados, é muito divertido, a brincadeira começa quando começamos a fazer o brinquedo e não só na hora de brincar. Além disso, estimula muito a criatividade da criança.
Vamos aprender a reciclar brincando?
1) Jogo de damas Reciclado
O jogo de damas é um jogo bastante conhecido e começa a ser usado nas escolas a partir dos 5 ou 6 anos de idade. Ele ajuda a estimular o raciocínio, concentração, memória, atenção e desenvolver a capacidade e habilidade para certas atividades. Esses são requisitos fundamentais em uma criança para que ela cresça e se torne um adulto responsável, menos disperso, mais atento e também mais inteligente.
Vocês já viram um jogo de damas reciclado? Para fazer esse jogo vamos precisar de:
– 12 tampinhas de garrafa pet de uma cor e 12 tampinhas de garrafa pet de outra cor. Se você não conseguir tampinhas de cores diferentes, podemos pintar as tampinhas, o que fica ainda mais divertido;
– Papelão, cartolina, papel velho… (para o tabuleiro)
– Lápis de cor para fazermos os quadradinhos do tabuleiro de dama, ou papel de outra cor para que possamos montar o tabuleiro.
– Para não se confundir na hora de fazer o tabuleiro, pegue uma imagem de jogo de damas no computador, o jogo de damas tem 32 quadrados na cor branca (ou cor do papel usado) e 32 de outra cor. E mãos a obra.
brinquedos3-300x225
2) Vai e Vem
O brinquedo Vai e Vem surgiu no verão de 1976 na Itália. O brinquedo é formado por uma bola de plástico oval com abertura no centro, por onde passavam duas cordas de nylon. Nas extremidades de cada corda ficam as alças que cada jogador segura e para movimentar a bola. Se tornou um brinquedo muito popular no Brasil na década de 80, eu me lembro perfeitamente desse brinquedo e brinquei muito! Hoje podemos fazer o nosso vai e vem de material reciclado.
Vamos precisar de:
– 2 garrafas pet de refrigerante de 2 litros;
– 2 barbantes de varal de 3 metros de comprimento cada, ou qualquer outro tipo de barbante;
– Fita adesiva;
– 4 pedaços de madeira, quatro argolas de plástico ou argola de papel, que sirvam como haste para os participantes da brincadeira segurarem. Gosto mais das argolas, fica mais fácil de fazer o brinquedo e depois para brincar;
– Tinta, papéis, fita adesiva, tesoura e cola, para enfeitar!
Na hora na montagem, o primeiro passo é cortar as garrafas ao meio e depois encaixar as partes de cima uma na outra, passe a fita adesiva para assegurar que elas não vão se soltar durante a brincadeira. Em seguida, passe os barbantes de varal pelo corpo do brinquedo, sem deixar que eles se cruzem.
Depois do “corpo” do brinquedo pronto, temos que amarrar às cordas as argolas. Amarre cada ponta da corda a uma argola, assim o brinquedo está pronto.
vai-e-vem-garrafa-pet
3) Jogo da Velha
Quem não adora jogar jogo da velha? O jogo da velha estimula a concentração da criança, elas normalmente adoram jogar. A vantagem do jogo da velha reciclado é que além de utilizarmos material reciclado, não ficamos gastando papel para jogar que depois irá para o lixo. Olha que legal, usamos lixo e ainda economizamos papel!
Vamos precisar de:
– papelão, cartolina velha, resto de papel cartão, bandeja de isopor (para o tabuleiro)
– tampinhas de garrafa pet de cor diferente (no máximo 5 tampinhas de cada cor, vamos usar o mesmo recurso do jogo de damas, qualquer coisa, pintamos as tampinhas);
– Fita adesiva de cor ou lápis de cor ou canetinha
SONY DSChttp://dicaspaisefilhos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre