25 abril 2014

Estímulos maternos> Rimas graciosas com bichinhos

-

Relação entre mães e filhos
Linguagem oral, escrita,arte,
identidade e autonomia
Eu Sou a Dita-cuja


Sabe que é que acha o filho o mais bonito, mesmo quando ele tem um nariz bem esquisito?
E quem é que trata o filho com muita ternura, mesmo quando ele faz a maior travessura?
É a "dita-cuja", só pode ser...Essa pessoa maravilhosa que todo mundo quer ter!
Mas quem é a dita-cuja de verdade?
E por que dela sentimos tanta necessidade?

Se você quiser saber mais sobre a "dita-cuja" e sobre essa linda relação que existe entre mãe e filhos, comece por esta delicada história de Tatiana Belinky.

Um relato simples, mas muito emocionante, sobre como os filhos se tornam os reis que reinam para sempre nos corações de todas as mamães.

Um livro que aborda a pluraridade cultural, afetiva, ética e cidadania.

Sugestão:

Cópia de fotos de crianças, mães, avós, bisavós e ancestrais femininos mais afastados no tempo.

Brincadeira de roda que cada criança fale um pouco da foto que tiver em mãos.

Montagem de um painel com todas as imagens.

Exposição para a turma e familiares.
Texto do livro
Imagens Google:
                                                             Para mim,não é preciso
                                                            Padecer no paraíso!
                                                            Ser mãe não sacrifício!
                                                           Vale o custo-benefício.



E pra isso comprovar
Do meu filho eu vou falar!
Falo com sinceridade
E o que digo é só verdade!
Com seu jeito natural,
O meu filho é legal!
Ele tem, de muitos lados,
Qualidade, predicados.

Como rica fantasia,
Otimismo e alegria,
Brincadeira, travessura,
com carinho e ternura.

Em ação desde que acorda,
Faz de tudo, pinta e borda.
Tem temperamento forte!
Mas não é briguento.

Ele é muito criativo,
É o tal " superativo"!
Generoso e esperto,
Mesmo longe, fica perto!


Faça frio, faça calor,
Nunca perde o bom- humor!
Fica sério e pensativo,
Quando tem um bom motivo.


É às vezes reservado,
Chega quieto e sai calado.
Mas se mete o nariz,
Abre a boca, fala e diz!




Do espaço ele é senhor,
Sem  ser rei é reinador!
Buliçoso e irrequieto,
Nem dormindo fica quieto!




E o meu filho,aqui descrito,
É também o mais bonito!
Para mãe, na realidade,
Ele é a filhicidade!
Ah, eu sou a " dita-cuja!
Sou a própria mãe-coruja!



Imagem David Dalmau
Ilustrador do livro
( esta imagem não está no livro )




http://linguagemeafins.blogspot.com.br/search/label/M%C3%A3es

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre