05 março 2016

Fases do capitalismo

Fases do capitalismo

O capitalismo está presente na história há pelo menos 500 anos, e ao longo de todos esses anos diferentes fases se constituíram. Essas fases consequentemente desencadearam grandes transformações no espaço geográfico das sociedades.

O sistema capitalista

O sistema capitalista teve origem entre o final do século XV e início do século XVI, passou por diversas mudanças, passando de um modelo transitório da crise do feudalismo a um modelo complexo de economia e sociedade.
Com as transformações que ocorreram nesse período, o capitalismo passou a ser dividido em fases, os estudiosos afirmam existir três fases: o capitalismo comercial, industrial e financeiro. Há ainda alguns que afirmam que existe uma quarta fase: o capitalismo informacional.

O capitalismo comercial

O capitalismo comercial é baseado nas trocas comerciais. Este foi muito utilizado nas colônias da América, África e Ásia. Nesse período, Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda enriqueceram explorando novas terras, e o capitalismo passou a se fortalecer a partir das trocas e vendas de escravos, manufaturas, metais preciosos e produtos agrícolas.
Esse período foi marcado pelo mercantilismo. Procurava-se o enriquecimento a partir da acumulação dos metais preciosos. Muitos aspectos da geografia de diversos países ainda hoje são o reflexo desse período.

O capitalismo industrial

O capitalismo industrial teve inícios a partir da troca do trabalho manual pelo trabalho mecânico nas indústrias. Um grande símbolo desse período foi a máquina movida a vapor, que era gerado a partir da combustão do carvão.
Nessa fase do capitalismo a invenção e a implantação de máquinas no processo produtivo foram facilitadas devido ao grande volume de capital acumulado durante o mercantilismo.
A industrialização passou a se expandir, as indústrias se multiplicaram e a demanda por mais trabalhadores acabou gerando uma divisão de classes entre o patrão e o proletário (operários). Com o aumento dessa segunda classe, surgiu o sindicalismo. Nesse mesmo período a ação imperialista da Europa e dos Estados Unidos começou a se desenvolver.

O capitalismo financeiro

O capitalismo financeiro surgiu no ano de 1881, a partir do vienense R. Hilferding, de acordo com ele o capitalismo possuía duas características principais: a crescente integração do capital industrial com o capital de financiamento e a intensificação do processo de monopolização. No século XX, após a Segunda Guerra Mundial, passaram a surgir empresas transnacionais, também chamadas de multinacionais, com esse crescimento industrial, veio também o aumento da concorrência internacional.http://www.estudopratico.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre