06 janeiro 2016

Planejamento de um texto argumentativo

Publicado por 
Objetivo(s) 
  • Planejar um texto argumentativo
  • Analisar textos com ideias contrárias
Conteúdo(s) 
  • Textos argumentativos (dissertação)
Ano(s) 
Tempo estimado 
2 aulas
Material necessário 
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Introdução
A discussão é um bom ponto de partida para estimular o debate e a produção de textos argumentativos. A polêmica, neste caso, estimula a melhor compreensão deste tipo de texto que, ainda que bastante comum, costuma ser pedra no sapato de muitos alunos. Selecione previamente artigos de opinião publicados em jornais, site e revistas. Diversifique na sua escolha. Opte por textos de veículos diferentes ou que abordem temas distintos como esporte, política, economia e saúde. O artigo Sobre o Impeachment, por exemplo, discute a possibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Embora não defenda a presidente, o articulista se posiciona contra a cassação de seu mandato. Para isso, apresenta argumentos. Independemente da opinião, é importante que os alunos aprendam a defender pontos de vista. O texto argumentativo, especialmente as dissertações estudadas ao longo do Ensino Médio, geram dúvidas e inseguranças nos alunos. A leitura, o contato com textos bem escritos - não necessariamente textos com os quais concordamos - e a prática da escrita cotidiana são atividades que garantem mais conforto para planejar e escrever.
Inicialmente, explique que todos pertencem ao mesmo gênero (opinativo). Conte que ele está presente nos jornais e revistas e também na escola, já que o texto de um articulista se aproxima do que os alunos fazem no dia a dia e que farão no final desta sequência. Ressalte também outros itens fundamentais como coerência, coesão e utilização da norma padrão. Se necessário, projete os artigos e faça intervenções, destacando os trechos que mostram que os parágrafos estão relacionados ou que o artigo tem começo, meio e fim, por exemplo. Demonstre como se configuram a introdução, o desenvolvimento e a conclusão em cada um dos textos. Destaque como é utilizada a norma culta. As gírias, expressões e abreviaturas devem ser evitadas, a não ser que estejam relacionadas ao tema e sejam necessárias para a argumentação.
2ª etapa 
Provoque os alunos para que reflitam sobre o tema. Pergunte o que acham sobre a redução da maioridade penal, proposta por alguns setores da sociedade como uma resposta para combater a violência juvenil. Eles concordam? Acreditam que a medida diminuiria os índices de violência? Para eles, alguém com 16 anos já pode ser encaminhado a uma cadeia convencional?

É fundamental que os estudantes argumentem, mas tome cuidado para não perder o controle do debate! Deixe claro que a discussão serve para levantar argumentos, para ouvir e falar. O texto que eles vão produzir é o lugar certo para cada um mostrar o que pensa.

Conclua esta etapa com a solicitação de uma pesquisa. Individualmente ou em dupla, os estudantes deverão pesquisar textos e dados a favor e contra a redução da maioridade penal. Neste momento, não importa o ponto de vista que defendam, mas os dados que possam justificar tanto um quanto outro argumento.
3ª etapa 
Para a apresentação das pesquisas feitas pelo grupo, divida o quadro em duas partes. De um lado você vai anotar os argumentos a favor e, do outro, os contrários.

Após a conversa, distribua dois textos para leitura coletiva e análise:

Peça que os estudantes destaquem os principais pontos. Faça questionamentos para conduzir uma análise dos textos. É possível encontrar superficialidade nos exemplos? As teses defendidas estão claras e de acordo com os argumentos? Os parágrafos estão relacionados? No caso, tanto a escritora quanto o jornalista são coerentes. Então, o que pode levar um dos lados a parecer mais correto que o outro?

Reflita com a turma a respeito do papel das medidas sócio - educativas. A condenação ao cárcere para quem comete crimes deve ser meramente punitiva? Há solução a curto prazo para resolver o problema da violência? Quais medidas poderiam ser tomadas pelo Estado para garantir oportunidades de educação e trabalho? Políticas como essas evitariam o envolvimento dos jovens com o crime? Ou isso é uma utopia?
Avaliação 
Para finalizar, peça que cada um escreva um parágrafo que resuma seu ponto de vista. O desafio é desenvolver a partir daí uma dissertação completa. É possível utilizar os textos estudados como apoio. Além da dissertação com a opinião real de cada um, peça que escrevam defendendo o outro lado da questão. Esta é uma atividade útil para exercer a argumentação.

A partir dos textos produzidos e do debate realizado em sala, observe se os alunos foram capazes de compreender as características do texto dissertativo-argumentativo; observar que a divisão entre as partes do texto existe em função do argumento; compreender que a boa argumentação não necessariamente nos convence, mas está embasada em dados, fatos, informações e ideias; produzir textos dissertativos-argumentativos sob pontos de vista distintos.rede.novaescolaclube.org.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre