21 abril 2015

Verdadeiro ou falso sobre diabetes


medicação de diabetes
Aplicar insulina é um dos cuidados que alguns diabéticos devem tomar ao longo do dia
Pesquisas e estudos científicos mostram que sabemos cada vez mais sobre o diabetes. Apesar disso, a humanidade parece ignorar as informações: o número de diabéticos cresce de modo impressionante atualmente, a ponto de a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerar o mal uma epidemia. Hoje, o mundo tem 380 milhões de portadores e a previsão para 2020 é que eles somem 500 milhões.
Prevenir, de acordo com os médicos, é o melhor remédio. Combater o sedentarismo, por exemplo, é uma das medidas. Recentemente, pesquisadores norte americanos descobriram Como cada hora em frente à TV pode aumentar o risco de diabetes, conforme reportagem publicada no site de Veja em 02/04/2015. A comunidade médica também alerta para a importância de os diabéticos cuidarem da saúde com cautela e ganharem qualidade de vida.
Você conhece bem a doença? Quais das informações abaixo são verdadeiras? Trabalheo tema com os alunos do Ensino Médio nas aulas de Biologia.
"Todo diabético precisa tomar insulina"
Falso. "Além de grávidas que desenvolvem o diabetes gestacional, somente os portadores do diabetes tipo 1 é que necessitam de insulina diariamente. Eles somam 10% da população", explica Walter Minicucci, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e médico assistente de Metabologia e Endocrinologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesse caso, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente. As células sofrem destruição autoimune, então, para manter os níveis de glicose normais, os portadores necessitam injeções diárias de insulina.
Quanto aos portadores do diabetes tipo 2, que corresponde a maioria dos casos e é marcada por corpos obesos, principalmente, a insulina não é necessária. A substância existe no organismo, embora sua ação seja dificultada pelo excesso de peso (resistência insulínica). O portador do tipo 2 deve ficar atento aos possíveis quadros de hiperglicemia.
"Diabéticos precisam ter cautela ao ingerir carboidratos"

Verdadeiro. Embora muita gente pense que o problema está na alimentação com açúcar e nada mais, Minicucci explica que os carboidratos também fazem mal aos portadores da doença. Ambos podem elevar os níveis de glicose rapidamente. Por isso, quem ingere produtos dietéticos (que não contêm açúcar), por exemplo, precisa ficar de olho na quantidade desse item. 

"Cegueira é um dos problemas que acomete todo diabético com o passar do tempo"

Falso. Embora a maior causa de perda de visão no mundo seja o diabetes - por conta do excesso de glicose no sangue, é possível evitar que ela ocorra. Basta controlar bem a doença no decorrer da vida. "É possível também prevenir a amputação de membros inferiores e a insuficiência renal", fala Minicucci. Para isso, é importante que o portador faça exames de rotina com frequência, não fume e cuide muito bem dos pés, o que inclui não andar descalço para evitar a ocorrência de machucados e cortar as unhas retas e lixar as bordas.http://revistaescola.abril.com.br/
Consultoria: Walter Minicucci, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e médico assistente de Metabologia e Endocrinologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre