30 janeiro 2015

Volta às aulas



O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Propicie um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar




Por Sâmia Gabriela Teixeira

Objetivos:
★Desenvolver a interação entre os alunos
★ Valorizar a amizade
★ Desenvolver o ser participativo e atuante
★ Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar

A volta às aulas transforma a vida não só de alunos e professores, como também dos pais. Alguém duvida? Os pais normalmente sentem dificuldade ao lidar com o afastamento do filho que inicia sua vivência escolar, os professores se preocupam com o planejamento e sucesso desse momento, e as crianças sentem a ansiedade do primeiro dia ou do retorno à escola. A inquietação que move a volta às aulas deve ser, na verdade, uma fase feliz para que os envolvidos sintam-se bem e aproveitem o início de mais um ano letivo. Para isso, o preparo de um retorno agradável começa muito antes, a partir de procedimentos internos e metodologias pedagógicas específicas de casa escola. A pedagoga Gisele Lemos, da Escola Bloom de Educação Infantil, do Rio de Janeiro (RJ), explica como planeja o acolhimento dos alunos que retornam das férias ou ainda dos que iniciam os estudos: “Os professores participam de dinâmicas de grupo assim como da realização de um brainstorming, conhecido como ‘tempestade de ideias’. Essa interação, que deve ser realizada com a equipe da escola, é importante para compartilhar a criatividade entre todos os funcionários”.
De acordo com Gisele, o professor que participa dessas reuniões “estabelece os conteúdos e regras, troca experiências profissionais, interage com outros docentes e, principalmente, cria melhores projetos e atividades para o mês de trabalho ou planejamento anual de atividades”.
Dica de leitura!
Camila e a Volta às Aulas
Camila está ansiosa para voltar às aulas e rever seus amiguinhos, mas seu primo Miguel está um pouco assustado em seu primeiro dia na escolinha. Como será que Camila vai ajudar o menino a superar seu medo?
Autora: Aline de Pétigny
Ilustrações: Nancy Delvaux
Assuntos: educação e vida em sociedade
Preço: R$ 17,50
Onde encontrar: www.larousse.com.br


Prepare um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos 
Por Marcella Naressi, escola Espaço Aberto

Procedimentos práticos 

Além das dinâmicas em grupo com a equipe da escola, organizar materiais e conteúdo educacional previamente garante mais eficiência no momento de receber os alunos. Marcella Naressi, coordenadora pedagógica da Escola Espaço Aberto, de São Paulo (SP), sugere que algumas tarefas sejam cumpridas antes mesmo das aulas iniciarem, para que os professores sintam-se seguros e possam passar a mesma sensação às crianças. “Separe materiais como massinha, palito, papeis variados, argila, pedaços de tecido e brinquedos. É importante também preparar um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos, e estudar o perfil das crianças que já estudam na escola, tendo como base informações da família ou a partir de registros dos anos anteriores feitos pela escola ou anotados em reuniões de pais”, explica Marcella.



Dias de adaptação
A primeira semana de aula deve proporcionar aos alunos o acolhimento necessário para que se sintam à vontade no decorrer do período letivo. Patrícia Marques, coordenadora pedagógica do CEI Vila Nova Curuçá, de São Paulo (SP), afirma que a elaboração cuidadosa dos primeiros contatos com os alunos oferece cooperação e autoconhecimento da turma e dos professores. “Geralmente os alunos menores sentem-se muito inseguros com a troca de sala e de professor, por isso é importante que haja paciência, carisma e estabelecimento de regras e limites. Essa não é uma atitude negativa, pois faz com que os alunos respeitem o ambiente, o professor e seus amigos”, diz Patrícia.


 http://revistaguiainfantil.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre