11 janeiro 2015

Como ajudar na lição de História e Geografia.

LIÇÃO DE CASA

Dicas de especialistas para orientar seu filho nas tarefas, preservando a autonomia dele.

Foto: Descubra como ajudar e aprender com a lição de casa de seu filho!

Descubra como ajudar e aprender com a lição de casa de seu filho!

Saiba: as aulas de História e também as de Geografia dadas na escola de seu filho estão muito mais complexas (e mais interessantes) do que a de seu tempo de estudante. Uma grande mudança no jeito de se pensar estas duas disciplinas ocorreu, transformando completamente a forma como os professores trabalham os conteúdos. 
liçãoLição de casa é participação 
Confira mais dicas como estas no especial Lição de Casa.


As tarefas enviadas para casa também estão muito diferentes e, exatamente por este motivo, podem deixar pais confusos diante do pedido de ajuda do filho em dúvida. "Muitos dos pais atuais podem ainda saber de cor os biomas brasileiros porque foram obrigados a memorizá-los em seus tempos de escola e acham que é isso o que se espera que os filhos façam, o que é um erro", comenta Luciano Daudt da Rocha, Coordenador Pedagógico de Ensinos Fundamental II e Médio e Professor de História da Escola Dinâmica de Florianópolis-SC. Ele explica que o objetivo do ensino atual é ter a capacidade de estabelecer relações entre os diversos assuntos abordados e o dia a dia.

"Sempre digo para meus alunos que não deixamos a Geografia na escola. Somos geógrafos o tempo todo, pois esta disciplina dá instrumentos para olhar o Mundo e compreendê-lo", afirma Fábio Campos, professor de Geografia do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio da Escola Parque, do Rio de Janeiro-RJ. Ele costuma brincar dizendo que "geografia é a ciência dos curiosos". "Um tomate, no olhar de um geógrafo, sucinta milhares de perguntas. Posso querer saber de onde ele veio, quanto se consumiu de petróleo para ele ser produzido, como o solo ficou, etc. Colocar esta lente à frente dos olhos é passar a se interessar por tudo ao seu redor e tornar o aprendizado algo muito prazeroso", defende, reconhecendo a enorme contribuição que os pais podem dar diariamente para tornar este conceito claro. "Gosto muito quando os pais estão jantando e comentam uma notícia sobre algum acontecimento mundial, ainda mais se eles sabem que o filho está estudando algo relacionado, como as características do país em questão".

Então, seja para ajudar o filho diante de uma dúvida da lição de casa, seja para acompanhar o que ele está aprendendo, vale entender como podem ser as tarefas enviadas para casa destas duas disciplinas, com as dicas dos dois educadores citados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre