19 dezembro 2014

Reunião de pais: como comunicar os familiares sobre o encontro


Uma postura acolhedora e de escuta aos pais favorece a aproximação entre escola e família
Uma postura acolhedora e de escuta aos pais favorece a aproximação entre escola e família.
Promover uma reunião de pais requer de toda a equipe escolar a busca por alternativas para manter a relação entre escola e família sempre renovada, não é mesmo?
Esse encontro é feito para que a instituição informe aos pais sobre a aprendizagem de seus filhos. E não podemos nunca perder de vista que esse tempo é precioso – pois os familiares se programam para estar presentes – e é preciso aproveitá-lo ao máximo para discutir propostas pedagógicas e garantir que eles consigam entendê-las. Então, promover um encontro para falar mal das crianças não adianta de nada!
Hoje, vou contar para vocês como decidimos o horário das reuniões junto com os pais e a forma que comunicamos as pautas que serão discutidas no encontro. Num post futuro, compartilharei com vocês todo o processo de preparação da equipe escolar para organizar o evento, incluindo as orientações gerais e a pauta de formação de professores.
Decidindo o horário da reunião
Escolher o horário da reunião com os pais não é tarefa fácil, já que muitos pais trabalham ou não podem comparecer em determinados períodos por outros compromissos ou imprevistos.
Diante dessa situação na minha escola, descobrimos que uma maneira para garantir a presença de um bom número deles é pedir para que respondam uma enquete sobre as opções de horários mais adequados à maioria.
O que deve constar no comunicado sobre a reunião?
Feita a pesquisa, é hora de comunicar a todos os detalhes da reunião! Lembrem-se de que é muito importante informar a data e o horário com antecedência para que os pais se programem.
Durante o planejamento do evento, eu e a equipe escolar prevemos formas de comunicar a família sobre o encontro. E não, vocês não leram errado… são formas, no plural! Um simples bilhete informando o dia, o local e o horário demonstra uma comunicação distante e insuficiente.
Pensando e repensando essa prática, passamos a elaborar um comunicado detalhado (cliqueaqui para ver um exemplo) com os assuntos a serem abordados. Também deixamos claras informações como o horário de início e término da reunião e os momentos previstos para as falas dos familiares, dos gestores e dos professores.
E uma dica: aproveitem também os momentos de entrada e saída de aula para reforçar o convite aos pais! Tudo isso os ajuda a compreender que a reunião é indispensável!
E os pais que não puderam comparecer?
Mesmo fazendo uma pesquisa com os familiares sobre quais são os melhores horários para as reuniões, sempre existirão aqueles que acabam tendo algum imprevisto ou que trabalham no período escolhido pela maioria.
Para não deixar nenhum pai sem tomar conhecimento do que foi discutido, oferecemos outros horários para que venham à escola. Por exemplo, organizamos encontros no horário de “janela” do professor, nas aulas de Educação Física e na reserva de horários do HAC (Hora Atividade Coletiva) ou HTPC (horário de trabalho coletivo pedagógico) que acontecem nas segundas-feiras, das 18 às 21 horas. Em casos especiais, abrimos uma exceção em dia de aula, no momento final, para dar esse atendimento.
Embora ainda tenhamos que convocar alguns pais para acompanhar a vida escolar de seus filhos, todas as preocupações com o planejamento da reunião com a família têm trazido resultados significativos aqui na minha escola! Percebo que uma postura acolhedora e de escuta aos pais favorece a aproximação entre escola e família.
E vocês, diretores? Como fazem a comunicação com os pais para falar sobre a reunião? Compartilhem conosco!gestaoescolar.abril.com.br

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