16 dezembro 2014

Jogo das Sílabas


- Uma caixa, um copo ou um pote com um furo;
- fichas com sílabas.

Procedimento:
Diga para a criança: “Este é o papa-sílabas, sua comida preferida são pastilhas de sílabas”. Para poder alimentá-lo você precisa ler as sílabas. Depois nós iremos contar quantas pastilhas de sílabas ele comeu”.

Ou seja, cada sílaba que a criança ler ela irá colocar na caixa. As sílabas que ela não souber você aproveita para ensiná-la, mas não será colocada na caixa.

Obs.: Você percebeu que esta é também uma maneira lúdica de fazer uma sondagem das sílabas que a criança já domina e quais precisam ser trabalhadas?

Uma variação desta brincadeira é utilizar um cronômetro e dizer: “Vamos ver quantas sílabas você consegue ler em um minuto?” Essa é uma boa estratégia para crianças que já leem, mas muito pausadamente. Você anota quantas sílabas ela conseguiu e em outro dia você pode propor um desafio para ela, por exemplo: “vamos ver se hoje você consegue aumentar o número de sílabas que consegue ler em um minuto?

DICAS IMPORTANTES:

- não compare o desempenho de uma criança com outra. Deixe claro que cada um tem seu próprio ritmo e que será observado a evolução pessoal;
- dependendo do nível de atenção e dificuldade da criança coloque menos ou mais sílabas. Do contrário poderá exigir um nível de desempenho mental que a criança não resiste por muito tempo e isso pode fazer com que ela perca o interesse pelo jogo;
- você irá colocar várias sílabas, mas é preciso ter o cuidado de que algumas delas a criança já conheça. Isso ajudará na autoestima.
- se a criança não souber a sílaba você ajudará muito se fizer alguma associação com algo que seja do interesse dela.
Dicas do site :http://www.psicosol.com/papa-silabas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou feliz com sua visita! volte sempre